Encontro do Lançamento do projeto EduFire Toolkit

O projeto teve o seu encontro de lançamento a 12 de Abril em Can Jeaumeandreu, em Barcelona. Este primeiro encontro serviu para apresentar os parceiros do EduFire, ter uma visão geral do calendário e organização do projeto, visualizar as diferentes tarefas, bem como planear as principais ações a serem levadas a cabo durante os próximos meses.

O EduFire Toolkit é um projeto educativo coordenado pela Fundação Pau Costa, enquadrado no programa da UE Erasmus+. O projeto tem como objetivo sensibilizar estudantes e professores do ensino secundário para os desafios das alterações climáticas e redução dos riscos de incêndios rurais. Para este fim, o projeto EduFire irá desenvolver um conjunto de recursos de ensino multidisciplinares segundo uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos, juntamente com outras atividades com o objetivo de encorajar a participação da comunidade. A Universidade aberta da Catalunha (UOC), o Conselho do Condado de Leitrim (Irlanda) e o Instituto Superior de Agronomia (Portugal) são também parceiros do EduFire.

“Dentro de algumas décadas, os jovens de hoje vão ter que fazer a gestão do ambiente, paisagem e incêndios rurais. Precisamos urgentemente de os inspirar e preparar agora, para melhor conseguirem enfrentar as incertezas futuras dos incêndios rurais”, afirma Celia Conde, coordenadora do projeto EduFire.

O projeto propõe uma estratégia transversal ao fogo, incêndios rurais e alterações climáticas, alinhadas com o currículo de diferentes disciplinas STEAM. Envolve trabalhar lado a lado com diferentes escolas para criar materiais educativos que irão depois ser testados numa escola secundária piloto na Irlanda. A ideia é avaliar e aprender a partir das recomendações e percepções dos diferentes atores envolvidos e ver as especificidades locais de forma a poder adaptar o projeto aos diferentes ambientes culturais. No fim, todos os materiais educativos e resultados do EduFire estarão em acesso livre, de modo a servir de suporte à comunidade educativa a abordar o problema das alterações climáticas e, particularmente, o seu impacto em incêndios de elevada relevância.

“Nós estamos otimistas em que, num período temporal de 32 meses, iremos conseguir atingir os objetivos, ambiciosos, mas concretizáveis, do projeto EduFire. Queremos pôr a necessidade da redução dos riscos de incêndios rurais em cima da mesa e, ao mesmo tempo, envolver a comunidade educativa e prepará-la para incorporar este problema no seu currículo”, conclui Conde.

 

Sobre o Erasmus+

Erasmus+ é o programa da União Europeia de suporte à educação, treino, juventude e desporto na Europa. O programa de 2021-2027 dá um grande foco à inclusão social, às transições verdes e digitais, bem como promover a participação da população jovem da vida democrática.