Tal como noutros testes piloto realizados no âmbito do projeto EduFire Toolkit, o objetivo do teste piloto irlandês foi avaliar os desafios e as unidades criadas no âmbito do projeto.
Por isso, o Conselho do Condado de Leitrim contactou Dervilla Casey, professora no Summerhill College em Sligo, e convidou-a a participar no projecto e a testar a unidade e os desafios da sua escolha. Concordou em testar os desafios associados à Unidade 7: Resposta a Incêndios Rurais.
Dervilla participou no workshop para professores realizado em Carrick-on-Shannon em Setembro de 2023, organizado no âmbito da reunião do TNP em Leitrim, e foi informado sobre os objectivos do projecto EduFire Toolkit.
Quando as unidades e os desafios foram concluídos, convidou Finian Joyce a frequentar a escola secundária para dar uma visão geral do projeto aos alunos (dos 15 aos 16 anos) (aproximadamente 50 alunos) e explicar o conceito de projetos baseados na aprendizagem.
Utilizando as unidades como material de referência e apoio técnico de Finian Joyce, esta orientou os seus alunos para investigarem a Unidade 7 e o Desafio 7.1 em particular. As questões orientadoras foram: Como respondem os serviços de emergência e outras partes interessadas aos incêndios rurais?
O processo começou com uma apresentação de Finian Joyce sobre o projeto EduFire Toolkit do instituto aos alunos. Este consistia em: os antecedentes do projecto, exemplos de incêndios rurais recentes na Irlanda e na Europa, a estrutura e conteúdo das unidades e desafios, e uma introdução à plataforma exelearning e ao website do projecto.
Os alunos tiveram a oportunidade de discutir e compreender o papel que os serviços de emergência e outros serviços desempenham na resposta a um incêndio.
Em resposta a este pedido, foi organizado um teste piloto onde os diferentes intervenientes foram convidados a vir conversar com os alunos, explicar detalhadamente o seu papel e demonstrar os diferentes tipos de equipamentos utilizados.
Este incluiu uma breve visão geral do projeto e, em particular, uma análise mais detalhada da Unidade 7 e do Desafio 7.1 de Finian Joyce: Como é que os bombeiros tentam parar os incêndios rurais?
O papel do serviço municipal de bombeiros do Conselho do Condado de Sligo destaca a sua experiência em lidar com incêndios rurais reais no Condado de Sligo.
Coillte, a empresa nacional de gestão florestal e as prioridades que colocam na plantação e gestão florestal e os seus mecanismos de resposta em apoio ao serviço de bombeiros
Departamento de Agricultura e Alimentação e o seu papel na emissão de alertas de incêndio durante a época alta,
e o serviço de helicópteros da Guarda Costeira Irlandesa e como outros serviços ajudam a responder aos incêndios rurais quando necessário.
Após um período em que ouviram apresentações das diferentes partes e algumas perguntas e respostas, os alunos saíram e participaram num exame prático dos diferentes tipos de equipamento utilizado no combate aos incêndios rurais.
A variedade de equipamentos em exposição não só parecia impressionante, como também era muito educativa, uma vez que muitos dos alunos adquiriram experiência prática ao tentar utilizá-los.
Aqui estão alguns exemplos:
Após este teste piloto, os professores e os alunos distribuirão as atividades incluídas no Desafio 7.1. Estes decidirão como irão completar o desafio e como apresentarão os resultados do desafio à sua escola e à comunidade local.
Por fim, os alunos participaram ativamente nas apresentações e demonstrações ao longo do piloto e demonstraram interesse genuíno pelas tarefas a realizar como parte do desafio.
Gostaríamos de expressar os nossos agradecimentos a Dervilla Casey do Summerhill College, Noel Jennings do Aeroporto de Sligo, Michael Donlon de Coillte, Tom O’Boyle do Sligo Fire Service, Ciaran Nugent do Departamento de Agricultura e Alimentação, a Ciara O’Connell do Serviço de Incêndios de Helicópteros da Guarda Costeira Irlandesa, que nos ajudou não só com explicações detalhadas sobre o papel das diferentes partes interessadas na resposta aos incêndios florestais, mas também ajudou as nossas gerações futuras a estarem mais bem informadas sobre como responder aos incêndios rurais.